quarta-feira, 24 de abril de 2013

Truques de maquiagem: quais valem a pena?

Oi, gente! Após ter aprendido uma dica ótima de maquiagem fiquei com o assunto na cabeça, pensando em truques que são excelentes e em outros que não surtem qualquer efeito diferente e positivo no resultado final ou que são complicados e arcaicos.

Organizei uma lista com quatro dicas de maquiadores, incluindo a que conheci há pouco tempo, e vou mostrar o que vale a pena e o que não vale.

Sombra aplicada com pincel molhado: não vale a pena 
Há anos já existe um produto muito bom pra finalidade de realçar a cor da sombra e fazê-la durar por mais tempo: o primer para olhos. Tenho dois, de marcas e texturas distintas, que cumprem perfeitamente suas funções. O pincel molhado meleca a sombra na sua embalagem e fica muito sujo e grudento pra passar outra sombra em seguida. O primer de olhos não vai bagunçar nem sua sombra nem o pincel. Ou seja: pincel molhado é um método arcaico e hirperdispensável de aplicar sombra. Invista num primer, que é certeiro e muito acessível; recomendo muito o d'O Boticário (também pra quem ainda está começando a se aventurar com maquiagem e começando a montar seu acervo).

Corretivo aplicado de forma triangular: vale a pena
Quando espalhado de forma que acompanhe o comprimento do nariz e vá afinando até chegar ao canto externo do olho (ao invés da forma semicircular), o corretivo disfarça melhor as olheiras, pois não evidencia justamente a área já bem marcada delas e acaba sendo esfumado mais sutilmente, contribuindo para que a pele fique mais natural e evitando o efeito "panda invertido".

Corretivo ou base antes do batom ou gloss: vale a pena se o batom ou gloss for bem claro e/ou pouco opaco* 
É preciso tomar cuidado porque o corretivo, assim como o tom natural dos lábios, pode mudar a cor do batom, por ser mais concentrado que a base e pelo modo da aplicação do batom (arrastado com força pelo lábios). Eu prefiro passar bem pouca base em ambos os casos pra não fazer lambança nem modificar a cor original do batom ou gloss 

Batom ~vermelho~ aplicado com pincel: não vale a pena
Eu nunca entendi porque essa frescura toda só com batom vermelho, aí me ocorreu que deve ser porque pensam que é a cor mais escura e intrigante de batom que uma mulher usa... Demorei a pensar nisso porque uso batons mais escuros frequentemente. É apenas uma enorme perda de tempo, pois o resultado é idêntico ao daquele obtido quando o batom é aplicado bem rápido diretamente da bala. Qualquer pessoa com o mínimo de coordenação motora consegue contornar direito os lábios com o próprio batom. Se não controla direito a bala, há muitas chances de que também não consiga manusear bem o pincel. Deixe este acessório pra aplicar algum batom que venha em paleta ou algo do tipo.

Meu aprendizado recente foi o do corretivo espalhado de maneira inovadora pra disfarçar as olheiras, que eu e minha irmã vimos pelo Intagram dela. Na hora ficamos "Poxa, como nunca pensamos nisto?!"' HAHA

*opaco, ao contrário do que muita gente (que matou aulas básicas de física) pensa, não significa "sem brilho". Opaco é o antônimo de translúcido, transparente ;)

Beijos,
Carol

2 comentários:

  1. eu nunca tive o mínimo interesse em aplicar sombra com pincel molhado, kkkk. também acho que primer tá aí pra isso :)

    ResponderExcluir